Quando pensamos em posicionamento digital e na importância de ter presença no Instagram ou em qualquer outra plataforma, muitas vezes temos em mente objetivos relacionados às vendas e ao aumento na base de clientes, não é verdade?
No entanto, quando falamos da marca como a Coca-Cola, podemos argumentar que ela já conquistou um lugar especial no coração dos consumidores em todo o mundo. Sua presença é tão icônica e consolidada que parece dispensar estratégias de marketing agressivas. Mas será que a marca realmente não precisa disso?
Na realidade, essa linha de pensamento nos leva a considerar outro objetivo igualmente importante, que pode ser alcançado através das redes sociais e frequentemente é negligenciado:
O compartilhamento de relacionamento dos consumidores com a marca.
Pense bem, a Coca-Cola talvez não precise adquirir mais clientes, não precise necessariamente de altos níveis de engajamento ou de um exército de seguidores. No entanto, o que ela precisa é manter a chama acesa nos corações dos que já são consumidores leais.
Nesse contexto, as redes sociais, como o Instagram, desempenham um papel fundamental. Elas proporcionam um canal direto e acessível para nutrir e fortalecer o relacionamento com seus clientes já conquistados.
É importante notar que, muitas vezes, um dos maiores equívocos na busca por um ‘’espaço ao sol’’ nas redes sociais é esquecer de manter a chama acesa daqueles que já são clientes fiéis. O foco pode estar excessivamente voltado para a aquisição de novos seguidores e a criação de conteúdo de impacto, como os reels, para atrair atenção, enquanto o conteúdo direcionado aos seguidores existentes é negligenciado.