Por que um Plano de ação?
Todos nós utilizamos em nossos projetos, seja ele pequeno, médio ou grande, algum tipo de planejamento, indo minimamente desde apenas escrever o que será feito, ou até mesmo utilizar grandes softwares de gestão para controlar áreas como custo, qualidade, prazos e escopo. Acerca disto tem uma máxima que diz: “Quem não planeja, faz duas vezes!”, acredito veementemente nisto.
O planejamento é uma das fases de qualquer projeto e um de seus produtos é o Plano de Ação (PA), onde nele constam as ações necessárias para alcançar o objetivo, para tal descreve informações como: ação, responsável, prazo e status. Neste artigo não me aterei a definição do melhor modelo de P.A, nem de seu devido preenchimento, mas quem mesmo assim o quiser, basta pesquisar 5w2h que encontrará uma infinidade de material sobre o assunto. Apresentarei a real necessidade em construir um plano, para aumentar as chances de sucesso de qualquer projeto.
A importância de um plano de ação
Se você quer saber o que realmente precisa ser feito, sem ter que ficar de um lado pro outro fazendo tarefas desnecessárias, perdido, Muito BEM!!! Descobriu porque ter um Plano, além disso, o PA traz uma série de benefícios, discorro abaixo alguns dos mais importantes, que nem sempre são disseminados:
- Auxilia a chegar no objetivo, por meio de ações direcionadas, relevantes e factíveis.
- Conduz toda a equipe a um propósito em comum, diminui problemas de não entendimento entre as partes e de comunicação por meio da transparência.
- Coloca temporalidade as ações, de acordo com as necessidades do projeto enfatizando e definindo prazos.
- Engaja o time, uma boa prática é fazer reunião de alinhamento com os envolvidos na hora de confeccioná-lo, ajustando-o às capacidades de cada membro.
- Refuta e critica as ideias com reuniões de brainstorming, tendo lemas como abertura à criatividade e respeito a todas as ideias, sendo mandatória.
Quando fazer um plano?
O plano deve ser feito toda vez que o Líder do projeto entender necessário, para chegar ao ponto desejado, colocando nele todos os recursos suficientes a atingir um bom resultado, mas todo cuidado é pouco, e menos é mais, atenção para não colocar ações fúteis, informações exageradas e palavras de difícil compreensão, já vi casos em que perdeu-se tempo e dinheiro da CIA porque o plano era tão detalhado que demorou-se muito para ser efetivamente executado.
Dicas preciosas
Agora que já sabemos porque e quando usar um PA, coloco alguns pontos em negrito, para seu SUCESSO.
- Tenha muito claro para todas as partes interessadas o objetivo do plano.
- O campo “O QUE” é para descrever ação, por exemplo: reduzir custo. Evite colocar na ação descrições de como fazer, para isso utilize o campo “COMO”, que remete a maneira, jeito, forma.
- Coloque “UM” responsável para a ação, cachorro que tem dois donos morre de fome, ou come duas vezes.
- Faça reuniões periódicas para verificar a evolução das ações, interessante ser sempre na mesma frequência, por exemplo: toda sexta às 15H.
- Delegue as ações, descentralize o poder, faça da sua equipe parte fundamental para o processo rodar, não você.
- Respeite as justificativas, sempre enfatizando o trabalho e não a pessoa, gerando impessoalidade. Busque alternativas junto aos membros, mude se for preciso.
Então é isso, busque excelência em seu projeto por meio de um plano de ação realmente efetivo.