Blog

do gestor

do gestor

Como Construir uma Marca Forte: dicas essenciais para destacar-se no Mercado

Construir uma marca forte pode não ser uma das tarefas mais simples no mundo empresarial. Pode ser que esta construção leve algum tempo para se solidificar, ou pode ser que a sua marca/produto/serviço nasça e caia logo no gosto do público, se tornando um sucesso quase instantâneo. Não há uma regra fixa para isso, mas sabemos que cumprir determinados protocolos é algo que vai ajudar bastante na jornada para o sucesso.

A American Marketing Association (AMA) define marca como “um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou de um grupo de fornecedores para diferenciá-los dos de outros concorrentes.

O que lemos acima é apenas uma definição formal, na prática mesmo, vamos nos valer da frase de Anita Roddick, que diz que: Marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém”.

E se a ideia aqui é construir ou fortalecer a sua marca, nada mais justo do que tocar as suas próprias emoções, te levando de volta às melhores lembranças. Topa o desafio?! Se sim, leia as próximas linhas:

O desafio é que agora, em silêncio, você feche os seus olhos e busque na memória afetiva uma MARCA de um produto ou serviço que tenha “marcado” a sua vida (na infância ou na fase adulta) e pense nos porquês de isso ter acontecido.
Feito?! Se sim, imagine então a possibilidade de a sua marca se tornar uma dessas, capazes de ocupar espaços significativos na mente do seu público. E aí Gestor?! Que tal esta sensação?!

Então vamos agora falar de aspectos importantes para que isso aconteça. Não vá embora! Continue a leitura!

Segundo os estudiosos, um bom Branding é o conjunto de: Logo, Cores, Design, Estratégia, Marketing, Propaganda e Identidade. Mas acima de tudo, não se pode esquecer que uma marca existe principalmente para sintetizar um CONCEITO. Quer alguns exemplos?!

  • A Harley-Davidson não vende somente Motos e sim um Estilo de Vida;
  • A BMW não vende carros e sim o Prazer de Dirigir;
  • A Kopenhagen não vende Chocolates e sim Presentes;
  • A Nike não vende tênis/roupas e sim Atitudes (Just do it!).

E não para por aí! Sabemos bem que hoje, mais do que marcas, produtos e serviços, os consumidores vão em busca de algo que represente as melhores experiências; suas atitudes/valores; seu estilo de vida/personalidade; que tenha propósito (nobreza na razão de ser), dentre outros elementos.

Agora que você já sabe tudo isso, não podemos fechar sem deixar a você um importante dever de casa, que consiste em pensar e repensar todos estes aspectos acima citados, no que diz respeito à sua marca e escrever para nós (vide contatos dos autores) contando o que ela representa. 3,2,1 – valendo!

Esperamos pelas suas melhores respostas. Forte abraço, sucesso e até breve!

Picture of Marcello Souza

Marcello Souza

Consultor em Estratégia, Marketing e CRM, com atenção ao foco do cliente.

Aproveite!

5% off

para transformar sua gestão!