Quando o assunto é Experiência, todos nós, enquanto clientes, queremos viver as melhores; enquanto Empresários, achamos que estamos fornecendo as melhores; mas enquanto realistas, será mesmo que estamos proporcionando as melhores?! E aí Gestor?! Já parou pra pensar nisso?!
Fazendo uma autoanálise (Diagnóstico) há aqui a certeza de que as respostas podem ser as mais distintas, vindas dos mais diferentes respondentes. Mas cabe aqui um importante chamado à realidade: O SEU CLIENTE QUER VIVER AS MELHORES EXPERIÊNCIAS COM VOCÊ, SIMPLES ASSIM!
Mas aí vem a pergunta: como proporcionar as melhores experiências, de modo a encantar/fidelizar o seu público?!
Quando o assunto é encantamento por meio das experiências, nem é preciso muito esforço para pensar que alguns dos melhores exemplos do mundo estão associados à Disney; outros vem da RedBull e todo o seu importante composto de Marketing Esportivo; mais alguns nos surgem em tempos de Copa do Mundo e/ou Olimpíadas… enfim, a lista é enorme! E o que não faltam são nomes/empresas para citar.
Mas aí bate aquela reflexão: “mas e eu que não sou a Disney, como fazer para encantar os meus clientes e proporcionar-lhes as melhores experiências?! Será que é possível?!
🙏 A resposta é: SIM! É possível para todos, cada qual a seu modo, nas suas posses e possibilidades, guardadas as devidas proporções.
🚀 Para isso, observe algumas dicas básicas, as quais reservamos para você com todo o carinho de quem quer te entregar o melhor e te encantar.
Conheça a fundo seu cliente – Somente quem conhece bem ao outro saberá a melhor forma de agradá-lo
Se valha de ferramentas de apoio que possam ajudá-lo nesta jornada. Algumas delas são: Personas, Mapas da Empatia, 5Ws2Hs versão Marketing, CRMs, Pesquisas Google Forms etc.
Conheça as Dores do cliente – Segundo Theodore Levitt, um dos maiores autores de Marketing de todos os tempos: “Clientes não compram coisas, mas sim soluções para os seus problemas” – Que tal se a sua empresa/produto/serviço puderem ter este papel?!
- Procure identificar quais são as reais motivações (motivo que leva à ação) que fazem o cliente se relacionar com você, te comprar ou não comprar algo.
- Seja humilde em reconhecer que você precisa aprender sobre o seu cliente a cada dia.
- Inicie todo e qualquer atendimento com um sorriso e um tom agradável.
- Esteja disposto a servir o cliente – As empresas feitas para servir são as que mais vencem.
- Jamais esqueça de se colocar no lugar do cliente e de pensar em como gostaria de ser atendido.
- Se não puder proporcionar uma experiência memorável (Disney), ao menos demonstre ao cliente que você está ali por inteiro, disposto a dar o seu melhor e queira despertar coisas boas desde os pequenos gestos.
- Se sentir dificuldades, busque ajuda especializada. Uma Consultoria, além de Profissionais altamente capacitados, gera aquele efeito de “um olhar de fora” e serviços do tipo Cliente Oculto ou Diagnósticos empresariais certamente lhes serão muito úteis além de custarem menos do que você imagina.
Agora que você já sabe todas estas dicas, o seu dever de casa consiste em colocá-las no papel e então partir para a prática. Comece pelas dicas de 1 a 4 e depois volte aqui para nos contar como foi esta experiência. Os dados de contato estão nos perfis dos autores.
Abraços e sucesso sempre!