Blog

do gestor

do gestor

Redesenhar processos para tirar sua empresa da “Poltrona”

Ouvimos a toda hora pessoas falando sobre melhoria contínua, que é necessária, que é o foco na organização, que todos trabalham para isso, contudo será que os textos executivos do mundo dos negócios estão condizentes com a realidade, onde entra o redesenho de processos para tornar verdade os anseios empresariais?

O modelo de redesenho de processos assim como a visão de BPM, Business Process Management, vem sendo adotado em empresas de todo o porte como uma disciplina gerencial, que vai em desde as tradicionais multinacionais até as inovadoras Startups.

Antes de discorrer sobre o assunto, é necessário saber a diferença entre redesenho de processos, melhoria de processos e reengenharia de processos. 

Redesenho de processos é diferente de melhoria de processos, pois toma uma perspectiva holística para o processo, em vez de identificar e implementar mudanças incrementais (BPM CBOK, 2013). O redesenho de processos vai além de melhoria contínua, é mais abrangente e em termos de mudança mais radical.

O conceito de reengenharia de processos é uma mudança enérgica que vai além da estrutura do processo, envolvendo o produto e/ou serviço, sistemas e valores organizacionais.

Segundo, Stair e Reynolds (2002), “um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivam uma guinada nos resultados dos negócios da organização. ”

Com a alta competitividade dos dias atuais é preciso “enxutar” a forma como são feitas as operações, o processo precisa ser sempre o mais otimizado e objetivo, para minimizar os desperdícios e maximizar os resultados. Naturalmente a solução para alcançar produtividade é rever a forma como o processo infere o sistema de um modo geral, autuar sobre a cadeia de atividades cujo a organização executa, redesenhar os processos, mapeando oportunidades, controlando e agindo eficazmente buscando melhoria contínua.

Redesenhar processos nas empresas atualmente tem sido um papel fundamental para sua longevidade, pois fazendo isso estará trazendo resultados não só de curto prazo, essa implementação de gestão por processos, tem que estar no DNA da organização visando longo prazo, inclusive em seus valores, missão e visão para realmente ser contundente.


Um grande desafio é quebrar os paradigmas funcionais e barreiras departamentais, que causam dificuldade na implementação do redesenho de processos. Para isso é saudável fazer pequenas mudanças que geram grandes resultados, o desenho tem que ser simples e objetivo, trazendo consigo valor para todo o sistema. De nada adianta fazer de outra maneira gastando os mesmos recursos e chegando ao mesmo resultado, a intenção do redesenho de processos é causar impacto significativo para organização, padronizando a forma como é feito e não burocratizando as relações.

Os Impactos causados nas organizações que utilizam a visão de processos juntamente com melhoria contínua, é mais do que gerar resultados pontuais, o redesenho traz consigo visão holística dos macroprocessos assim gerando valor ao Projeto.

“ O Redesenho tem que ser simples, para todos entenderem o processo, ao mesmo tempo impactante para todos entenderem os resultados. ”

 
Até mais, Gestor!
Picture of Jackson Mesquita

Jackson Mesquita

Especialista em Gestão, Planejamento e outras coisas para melhorar Performance.

Aproveite!

5% off

para transformar sua gestão!