Há um tempo atrás, ouvi em uma resenha com amigos, dizerem: os valores estão se invertendo.
Me questionei ao fato de, será que são realmente os valores que estão mudando ou nossa percepção deles que está menos sólida, menos rígida, os padrões já não são mais os mesmos, estamos mais flexíveis em um mundo exponencial de mudanças?
Queria trazer com essa reflexão a questão da necessidade disso ocorrer, quando somos engessados à mudança, seja no que for, trazemos uma probabilidade de ficarmos obsoletos, não estamos mais adaptados ao sistema, mas será que essa regra vale também para valores?
Se os valores são formados do conjunto de características, no campo da moral, de seu comportamento e interação, dentro de uma comunidade, poderia ser mudado conforme a necessidade de adaptação ao meio? como por exemplo, tratar alguém preconceituosamente fere meus valores e princípios, posso eu inverter esse pensamento, caso seja adequado em minha sociedade?
“A globalização e a tecnologia fez com que muita coisa mudasse de uma hora pra outra, algumas se adaptaram, outras morreram, mas o conceito do que é certo ou errado, sempre estarão presentes.”
Norman Schwarzkopf, Jr., comandante das forças de coalizão, na Guerra do Golfo no final dos anos 90, contra o Iraque de Saddam Hussein, explorou solidamente esse contexto, ao dizer ele:
“Liderança é a poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se você tiver que ficar sem uma delas, que seja a estratégia.”
Olha que eu sou do planejamento, porém antes de todo talento vem o caráter que molda os comportamentos do indivíduo. Por isso sempre antes de dizer que as coisas estão invertendo se pergunte…
Isto é uma inversão de valores do que era errado e agora está sendo certo, pela evolução, ou realmente tem algo a ver com falta de valores, ética e/ou imoralidade?
Até mais, Gestor!