No mês de Junho repercutiu bastante no Brasil a comemoração dos 60 anos do Programa Silvio Santos. O canal de TV SBT prestou e recebeu diversas homenagens pela marca atingida. Ao falarmos dessa emissora de TV, é impossível dissociar da figura de Silvio Santos, empresário dono do conglomerado que leva seu nome. O evento em si ficou voltado a grupo de mídia, mas essa coluna hoje abordará o perfil Inovador e Empreendedor do grande Silvio Santos.
Hoje quando falamos de líderes inovadores logo pensamos em tecnologia, tendo os tops of mind Jeff Bezos, Steve Jobs e Elon Musk. Mas quem disse que para inovar é obrigatório criar algo novo, tecnológico ou disruptivo? Silvio Santos está aí (!)..rsrs, mostrando que o importante é estar presente, arriscando, acertando e errando. Tenho certeza que qualquer cidadão brasileiro com um pouco de discernimento consegue saber quem é o Silvio, repetir um dos seus bordões ou contar com um sorriso algum episódio pitoresco envolvendo sua pessoa ou suas atrações. Silvio sempre se destaca por sua ousadia, criatividade e inovação. Mas antes de seguirmos, vale a pena diferenciar a criatividade da inovação.
Ser criativo passa por pensar e agir diferente e um pré-requisito para inovar. O que diferencia os termos é uma palavra: resultado. Se a mudança não agrega valor aos clientes ou não resolve problemas ou não gera resultado acaba por se caracterizar apenas uma boa intenção.
“A sorte favorece os destemidos”, dizia o filósofo Virgílio.
Silvio Santos já amargou com perdas e revezes, mas sempre seguiu firme em suas convicções. O mesmo vale aos inovadores citados no início do artigo. Faz parte esbarrar nos fracassos antes de se alcançar o sucesso. O processo iterativo consiste em se aprimorar até se chegar num modelo considerado bem-sucedido. Isso vale para produtos, processos, experiências e muito mais. Contudo, o conceito de aprender com os erros precisa deixar de ser romantizado, pois muitas vezes parece ser leniente com os relapsos. Cabe a quem inova um senso de aprendizado constante, utilizando-se uma análise crítica e sincera do que não funcionou e um plano de ação para não só se evitar a redundância da falha, mas se enxergar as oportunidades de se entregar algo melhor.
Aos 92 anos, Silvio Santos segue acumulando conquistas e permanece sinônimo de sucesso e alegria. Agora se depara com mais um grande desafio: sua sucessão. Quantas marcas e empresas sucumbiram nesse objetivo? Fico feliz em ver homenagens a grandes pessoas em vida e torço que o maior apresentador de todos os tempos esteja certo que a perenidade de seu legado estará bem encaminhada quando sua presença não estiver mais alegrando nossos domingos.
Vou ficando por aqui, mas já estou separando um conteúdo que não pode perder: Sobre as principais qualidades que um Líder deve aprender com o Patrono do SBT, “Quem quer dinheiro”, precisa ir buscá-lo, está preparado? Até mais!